reservas: 73 3251-2534
Itacaré

Uma combinação perfeita para os amantes da natureza, protegida por um cinturão de Mata Atlântica, a 64,5 km ao norte de Ilhéus, banhada por inúmeros riachos que deságuam no Oceano Atlântico, destacando-se o Rio de Contas, que nasce ao sul da Chapada Diamantina, atravessa o município numa extensão de 72 km até a foz, a Barra de Itacaré, exatamente onde nasceu a cidade.

Informação Geral
Em todo o município vivem pouco mais de 20 mil habitantes, tendo como cenário natural uma reserva ecológica que inclui matas virgens, restingas e manguezais, além de outros encantos naturais.

Itacaré é o refúgio dos amantes da natureza, do surf, dos esportes radicais, da capoeira e da Bahia autêntica. Com suas ruas de paralelepípedos e seus antigos casarões, a cidade conservou todo o charme do passado. Muitos bares e restaurantes fazem da noite de Itacaré uma das mais animadas da região.

Seu litoral é uma sucessão de praias e de morros cobertos por florestas e coqueirais. As praias localizadas perto da cidade são as mais freqüentadas e possuem boa infra-estrutura turística. As mais afastadas são desertas e lindíssimas, mas poucas oferecem acesso para carros. Há, ainda, algumas praias tão pequenas e escondidas que nem constam nos guias turísticos.

Cidade que teve origem a partir de uma aldeia de índios, ao norte de Ilhéus, quando o jesuíta Luís da Grã ergueu no século XVII, na margem meridional do rio de Contas, uma capela em louvor ao Arcanjo São Miguel, batizando o povoado de São Miguel da Barra do Rio de Contas (criado pela Carta Régia de 1731), atual Itacaré (do tupi-guarani ita- pedra e karé- arcado, torto, há autores que admitem itaca– rio marulhoso, aniloso e ré - diferente), um dos mais belos cenários da Costa do Cacau. A Matriz de São Miguel, com aproximadamente 300 anos, e a casa dos Jesuítas são os monumentos históricos mais importantes da cidade. O município ainda preserva sobrados e casarões, atualmente transformados em pousadas e casas comerciais.

Aspectos Gerais: Área – 746 km²
Distância de Salvador – 428 km
Coordenadas Geográficas – 14º17´ lat. S 39º00´long. O
Altitude da sede do município – 29 m
Tipo climático – Tropical úmido
Temperatura média anual – 31.1ºC máx. 21,5ºC min. 25.0ºC média
Período chuvoso – abril a junho, em média 2.471 mm/ano


Galeria de Fotos

home | itacaré | acomodações | reservas | contato

desenvolvido por: bruno rios