Costa do Cacau Itacaré

Praias

Conheça algumas das riquezas naturais de Itacaré.



Jeribucaçu


A praia de Jeribucaçu possui uma das mais belas paisagens de Itacaré



A praia de Jeribucaçu possui uma das mais belas paisagens de Itacaré, que é dada pelo encontro do rio Jeribucaçu com o mar. Além disso, é cheio de coqueiros e uma vasta vegetação. Mas antes de chegar em Jeribucaçu, você vai cruzar os manguezais para visitar a cachoeira da Usina, com cerca de 25 metros de altura e cerca de 4 metros de profundidade. Na Praia da Arruda não pode perder as piscinas naturais com águas mornas e cristalinas e a tranquilidade de uma deserta praia despovoada, repleta de peixes, ouriços-do-mar e corais.

Localizada a 9 km de Itacaré, Jeribucaçu é considerada uma das mais belas praias da região. Para chegar lá, você terá que atravessar uma fazenda de coco que dá acesso à praia através de uma trilha. Esta seção segue o rio que atravessa o mangue até a cachoeira da usina, levando cerca de 35 minutos de caminhada. Depois de um delicioso banho de cachoeira, siga o caminho por mais 25 minutos até a praia de Jeribucaçu



Prainha


A Prainha paradisíaca é cercada por morros e um vasto e exuberante coqueiral.



A Prainha paradisíaca é cercada por morros e um vasto e exuberante coqueiral. Você vai chegar lá de um caminho que começa a partir da Praia da Ribeira em uma caminhada de cerca de 40 minutos. O percurso é preciso para os amantes da aventura, já que a descida até a praia inclui alguns trechos com garfos e trilha na rocha. A dificuldade do percurso é moderada e você receberá todo o apoio do guia turístico. A Prainha tem um mar aberto com ondas bastante fortes, ideais para surfistas. Há apenas um quiosque que vende bebidas e lanches. Além disso, possui belos coqueiros próximos à areia, além dos bosques de acesso à praia, que é uma deliciosa combinação para o seu descanso.

Considerada uma das mais belas praias do Brasil, o cartão postal de Itacaré, a Prainha paradisíaca é cercada por morros e um vasto e exuberante coqueiral. Você vai chegar lá de um caminho que começa a partir da Praia da Ribeira em uma caminhada de cerca de 40 minutos. O percurso é preciso para os amantes da aventura, já que a descida até a praia inclui alguns trechos com garfos e trilha na rocha. A dificuldade do percurso é moderada e você receberá todo o apoio do guia turístico.



Havaizinho


Como o próprio nome já diz, Havaizinho é um pedaço do Havaí em Itacaré.



Sua caminhada começará com uma caminhada ecológica de 20 minutos por uma trilha leve até a primeira parada, a Praia da Engenhoca, onde você ficará entre 1 e 2 horas. Então, voltando com o mesmo caminho, você chegará à Praia do Havaizinho, uma passagem para a terceira praia, a de Camboinha. Cruzando uma colina, você chega à Praia de Itacarezinho, que possui uma boa infraestrutura de bares e restaurantes, onde você ficará por cerca de 2 horas. O percurso termina com um refrescante mergulho na cachoeira do Tijuípe.



Itacarezinho


Praia de Itacarezinho, que possui uma boa infraestrutura de bares e restaurantes



Com forte influência da maré, a Praia de Itacarezinho pode, no mesmo dia, variar entre uma grande piscina ou um lindo mar repleto de boas ondas para a prática de surfe. Tudo depende da lua e da hora que você estiver por lá. Para passar o dia, aproveite as deliciosas cabanas de palha e lounges do Restaurante Itacarezinho, com cardápio refinado, pratos bem elaborados e uma grande infraestrutura. O lugar é ideal para quem não abre mão de serviço na praia.

Bem pertinho do restaurante, na ponta esquerda da praia, uma pequena cascata oferece bom banho aos visitantes. Para quem prefere o clima deserto, basta deixar o carro no restaurante e seguir em caminhada rumo aos trechos mais distantes. Se o pique permitir, caminhe rumo ao lado direito da faixa de areia e vá até o encontro da praia com o Rio Tijuípe, onde será possível ainda curtir um banho de água doce.

Os mais aventureiros poderão conhecer Itacarezinho pela rota da Trilha das Quatro Praias, que passa também pela Praia da Engenhoca, Praia Havaizinho e Praia da Camboinha (ou Gamboa). Uma ótima pedida pra um dia inteiro de passeio, com direito a descanso final nesse paraíso de Itacaré. Veja mais sobre a Trilha das Quatro Praias.

Como chegar à Praia de Itacarezinho

O acesso mais fácil à Praia de Itacarezinho é pelo Restaurante Itacarezinho, onde os carros chegam quase à beira da areia. O lugar é particular e há cobrança de R$ 30 para o estacionamento. Pedestres têm acesso gratuito. Sendo assim, quem vai ao local de ônibus ou pela Trilha das Quatro Praias não terá que pagar nada. A estrada que leva à Praia de Itacarezinho é a BA-001. A entrada é sinalizada por placas e está a 15 km do centro de Itacaré. Para quem vai de ônibus, basta pegar o transporte que faz o trecho Itacaré-Ilhéus. Há uma parada de frente para a pista de acesso à praia. Nesse caso, a caminhada final será de meia hora.



Engenhoca


A Praia da Engenhoca está entre as queridinhas dos surfistas que desbravam as ondas de Itacaré.



Primeira porção de areia da Trilha das Quatro Praias, a Praia da Engenhoca está entre as queridinhas dos surfistas que desbravam as ondas de Itacaré. Engenhoca agrada pelas boas ondas e também pelo cenário esplendoroso formado por coqueiros, rio, mar e montanhas cobertas de vegetação nativa. Repleta de gente bonita e descolada, essa praia é o destino certo para quem busca fazer amigos, conhecer gente nova e curtir sem preocupação.

Apesar de não ser uma praia lotada, Engenhoca atrai grande público esportista e por isso dificilmente estará vazia. A presença de alguns quiosques que servem comida e bebida também ajudam a levar à Engenhoca os turistas que não abrem mão do mínimo de infraestrutura, mas ainda assim desejam uma praia mais isolada para passar o dia de sol.

Como chegar à Praia da Engenhoca

O acesso à Praia da Engenhoca é pela Trilha das Quatro Praias, que leva também à Praia Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho. O caminho até a Praia da Engenhoca segue à esquerda da bifurcação da trilha, enquanto que as outras três praias têm acesso pela direita. O início da trilha está a 15 km do centro de Itacaré, à margem da BA-001, onde há um estacionamento improvisado. O percurso a partir da pista tem 20 minutos de duração e é de nível fácil. Não é necessário contratar guia ou agência para fazer essa atividade. Entretanto, caso você se sinta inseguro, procure as agências que oferecem o passeio para a Trilha das Quatro Praias. O custo médio, em agência, é de R$ 65 e o roteiro costuma incluir também uma visita à Cachoeira do Tijuípe.



Praia da Concha


Praia da Concha atrai o público que gosta de areia movimentada, muitos bares e quiosques à beira-mar.



Principal praia urbana de Itacaré, a Praia da Concha atrai o público que gosta de areia movimentada, muitos bares e quiosques à beira-mar. Aliada a um mar bem calmo, a Praia da Concha se torna o ambiente ideal para quem está com família. Localizada no encontro do mar com o Rio de Contas, a Praia da Concha oferece a água perfeita para crianças. O mar é raso, extremamente tranquilo e ainda protegido por uma barreira de pedras. Ótimo também para a prática de esportes, como stand up e canoagem.

Por estar localizada muito próxima do centro de Itacaré, a Praia da Concha acaba sendo o destino preferido de muitos turistas que querem curtir o mar sem se preocupar com carro ou deslocamento. Ela é facilmente acessível a pé e, além disso, oferece grande variedade de pousadas, algumas bem pertinho da praia.

Para quem passou o dia em outras praias de Itacaré, mas voltou ao centro antes do entardecer, a melhor pedida é ir até o Mirante da Ponta do Xaréu, localizado à esquerda da praia, de onde se tem lindo visual para o pôr do sol. Vale se sentar no bar estrategicamente localizado de frente para o mirante e unir o espetáculo a uma boa cerveja gelada. Já na outra ponta da praia, o farol é um ótimo ponto para ver o nascer da lua.

Como chegar à Praia da Concha

A Praia da Concha está localizada à direita da Praia da Coroa. Ela é facilmente acessível tanto a pé quanto de carro. Há diversos pontos para estacionar, porém, em dias de grande movimento, o mais recomendado é ir a pé para não passar aperto. A praia costuma lotar em dias de sol e de férias.



Praia da Ribeira


A Praia da Ribeira é a última das praias urbanas de Itacaré.



A Praia da Ribeira é a última das praias urbanas de Itacaré. Localizada logo após a Praia do Costa, ela difere bastante da vizinha. Na Ribeira, o mar tem menos correnteza, há oferta de quiosques e a vegetação já se mostra mais fechada, revelando bem mais da Mata Atlântica que cerca Itacaré. Outro atrativo da Praia da Ribeira é o Rio Ribeira, que desemboca no mar e oferece boa dose de água doce para os turistas. Apesar de ser a última das praias urbanas, ela tem grande movimento em finais de semana e dias de sol. As cadeirinhas oferecidas pelos quiosques costumam ser todas ocupadas na alta temporada, mas como a faixa de areia é longa, sempre haverá um lugar para se sentar e ser feliz diante do cenário espetacular.

A Praia da Ribeira é recomendada para quem não gosta de muito movimento, mas ainda assim não abre mão de ao menos uma barraquinha para beber e saborear alguns petiscos durante o dia. Como a praia tem um pouco de ondas, ela é ideal também para os iniciantes no surfe, que podem aproveitar para treinar. Na maré baixa, o mar fica mais tranquilo. Bom para toda a família. Se quiser levar a diversão além do mar, experimente a prática de arvorismo e a tirolesa oferecidos pela Conduru Ecoturismo.

Como chegar à Praia da Ribeira

A Praia da Ribeira é a quarta na sequência de praia urbanas no Caminho das Praias. Ela está localizada logo após a Praia do Costa. Acessível de carro e também a pé, o trajeto a partir da Praia da Coroa tem apenas 2,2 km. Há poucas vagas de estacionamento na região. Em períodos de alta temporada, é aconselhável ir a pé.



Praia da Tiririca


A Praia da Tiririca é a Queridinha entre os surfistas de Itacaré.



Queridinha entre os surfistas de Itacaré, a Praia da Tiririca atrai especialmente os amantes das ondas e esportistas em geral, mas não só isso. Tiririca também é o point ideal para quem gosta de ver gente bonita, descolada e curtir uma boa praia sem preocupação. Na Praia da Tiririca, não há uma superinfraestrutura turística, mas alguns restaurantes e quiosques servem bem aos turistas. Por lá, o que reina é a simplicidade, pequenos quiosques e o clima bem descontraído. Ambiente típico do surfe. Quem não for praticante do esporte, mas quiser tentar pegar algumas ondas, contará com uma escolinha e também aluguel de pranchas. O mar da Tiririca só é recomendado para iniciantes em dias muitos tranquilos. A Praia da Tiririca é famosa por ter boas ondas durante todo o ano e por isso sedia alguns campeonatos de surfe.

Diferente das praias vizinhas, a Praia da Tirica oferece algumas opções de hospedagem para quem deseja ficar em Itacaré em uma praia mais tranquila, mas não necessariamente quer estar longe do centro. É uma excelente pedida para estar em um lugar cercado de natureza, mas a poucos metros do agito do centro.

Como chegar à Praia da Tiririca

A Praia da Tiririca é a segunda da sequência do Caminho das Praias, localizada logo depois da Praia do Resende. O local é acessível de carro e também a pé. A partir da Praia da Coroa serão apenas 20 minutos de caminhada ou 1,7 km de trajeto de carro. Há algumas vagas de estacionamento na região, mas não muitas. Em períodos de alta temporada, é mais aconselhável ir a pé para não disputar vaga para o carro.



Reservas

Venha se hospedar conosco






Central de Atendimento: 73. 3251-3163
Endereço: Rua Peroba n.1 lts 07/08 Loteamento Conhas do Mar Itacaré Bahia CEP: 45530.000
Horário de Funcionamento: De Segunda à Sábado das 9 às 18h
Email: pousadacostadocacauitacare@hotmail.com

Turismo
Copyright 2019 - Pousada Costa do Cacau - Itacaré - Todos os Direitos Reservados
por: brunorios.com